SAÚDE ANIMAL


DICAS DE SAÚDE E BEM ESTAR E NOVIDADES DO MUNDO ANIMAL  

 DICAS DE SAÚDE E

BEM ESTAR

6 APLICATIVOS PARA OS GATOS SE DIVERTIREM

  • PAINT FOR CATS – Quer saber se o seu bichano tem potencial artístico? Então, esse é um dos aplicativos para gatos mais indicado! Nele, um ratinho percorre a tela de um lado para o outro. Cada vez que seu bichano toca no rato, um pouco de tinta aparece. Como resultado, você fica com uma obra artística feita a partir dos vestígios do rato e o seu gato fica bem mais feliz! As versões estão disponíveis para Android e iOS e são pagas e custam cerca de US$ 2.
  • MAGIC PIANO – Além de pintar, seu bichano também pode fazer música com o seu aparelho. O aplicativo Magic Piano é gratuito e, nele, seu gato é estimulado a tocar nas teclas para que produza sons. É importante ficar atento ao volume e também à reação do animal, já que o barulho também pode ser estressante. De maneira geral, o aplicativo funciona bem e mantém o felino bastante entretido.
  • GAME FOR CATS – Esse aplicativo oferece três opções diferentes de games, que funcionam por um mesmo mecanismo. Com uma luz vermelha que fica mexendo na tela, seu gato é estimulado a ficar batendo nela. Os felinos podem ficar horas entretidos nessa brincadeira e o aplicativo também é gratuito.
  • CAT ALONE 2 – A ideia desse game também é fazer com que o seu felino se divirta perseguindo objetos na tela. São seis fases e cada uma conta com uma música específica. Para iOS, o aplicativo é pago, porém para Android é gratuito.
  • CRAZY CAT – Se você também quer se divertir com o seu bichinho de estimação, esse é um dos aplicativos para gatos! Nele você pode conectar outro gadget por Bluetooth e ficar incluindo mais ou menos objetos para que o seu gato persiga na tela. Ao pressionar a cara do gato louco no controlador, seu bichano também terá uma surpresa. O aplicativo garante umas boas risadas e está disponível gratuitamente apenas para Android.
  • FREE GAME FOR CATS – Assim como nos outros aplicativos para gatos, neste, o seu felino também deve perseguir ratos, peixes e outros objetos na tela. A diferença, no entanto, é que, nesse jogo, é possível interagir com outros gatos ou mesmo com humanos. Basta escolher a função. As músicas são suaves e prometem divertir e relaxar seu gatinho. 

(Blog Pets – Labovet)

LIVROS QUE MERECEM SER LIDOS

  • TODOS OS ANIMAIS MERECEM O CÉU – Marcel Benedeti
  • ANIMAIS NOSSOS IRMÃOS – Eurípedes Kuhl
  • A QUESTÃO ESPIRITUAL DOS ANIMAIS – Irvênia Prada
  • ERRAR É HUMANO… PERDOAR É CANINO – Marcel Benedeti
  • OS ANIMAIS TÊM ALMA? – Ernesto Bozzano
  • TODOS OS ANIMAIS SÃO NOSSOS IRMÃOS – Marcel Benedeti
  • MARLEY & EU – John Grogan
  • GUIA RÁPIDO PARA UM CÃO FELIZ – Cesar Millan 
  • SEU CACHORRO É UM GÊNIO – Brian Hare
  • O MUNDO PELOS OLHOS DE BOB – James Bowen
  • OS CÃES NUNCA DEIXAM DE AMAR – Teresa Rhyne
  • CÃO GOURMET – Myrian Abicair
23
?
chinchila1

COMO CRIAR UMA CHINCHILA

 Para os que usam como desculpa a falta de tempo para não ter um bichinho de estimação em casa, que tal criar uma Chinchila? O roedor é ideal para os mais ocupados, já que é extremamente independente e possui hábitos noturnos, ou seja, dorme o dia todo.

 Ela não precisa de vacinação e sua alimentação é bem simples, como explica o Dr. Rogério Gutierrez, Médico Veterinário Especialista do Clube da Chinchila“As Chinchilas devem ser alimentadas com ração especifica e não com a de coelhos. A alfafa também é fundamental para a manutenção da saúde delas”.

 O Veterinário também chama atenção para os petiscos dados ao animal, lembrando que nem todos os grãos oleaginosos como a castanha e o amendoim, podem ser oferecidos ao animal. “Podemos oferecer frutas secas e um suplemento alimentar durante a reprodução, por exemplo, mas outros alimentos devem ser estudados junto ao Veterinário, pois são prejudiciais”.

HIGIENE

 Uma das vantagens das Chinchilas é o seu asseio e higiene. Os roedores são semelhantes aos hamsters e coelhos nesse quesito: não criam carrapatos e pulgas e também não necessitam de banhos. Devido a sua pelagem ser muito sensível, basta deixá-la se limpar por conta própria ou deixá-la se “banhar” em pó de mármore, que pode ser colocado em um recipiente (uma vasilha) dentro da gaiola. Também é aconselhável colocar serragem para cobrir o fundo da gaiola e depois retirar, diariamente, as partes sujas com urina.

NA HORA DA COMPRA

 Outro cuidado importante é quanto ao local onde o dono pretende adquirir o bichinho. O Dr. Rogério, que cuida de Chinchilas há 20 anos, orienta que a melhor forma de comprar o pet de modo seguro é procurar locais de origem conhecida. “Estabelecimentos ou criadores que tenham acompanhamento técnico profissional são os mais indicados. Já a compra em pet shops ou casas agropecuárias que não tenham nenhuma informação sobre os cuidados com as Chinchilas e lugares onde elas são mantidas sem condições mínimas de higiene e temperatura, devem ser descartados”.

SAÚDE

 Apesar da aparência frágil, as chinchilas são animais bastante resistentes às doenças. Elas vivem de 10 a 20 anos, o que não exclui a necessidade de consultas anuais a um Médico Veterinário Especialista em animais silvestres e exóticos. As doenças são geralmente oriundas da falta de higiene nas gaiolas. Também podem surgir feridas devido a gaiolas com fundo de grelha ou rede, pois as patas ficam presas nos buracos e o animal se fere na tentativa de se libertar.

 Os animais podem desenvolver problemas sérios de saúde caso venham a ingerir determinados tipos de comida ou alimentos com bactérias. As Chinchilas, em especial, por serem muito sensíveis, necessitam de atenção extra, pois podem apresentar convulsões devido à carência de nutrientes ou pelo excesso de atividades físicas.

 Também não são raros os problemas de constipação, que se caracterizam por fezes ressecadas, duras, escuras e pequenas. Caso não seja tratado logo, o mal pode evoluir para complicações mais sérias, incluindo prolapso de reto (condição em que o intestino é parcialmente expelido) e até mesmo a morte. A constipação não tratada pode ainda causar a formação de gases no sistema digestivo. Como as Chinchilas não eliminam estes gases, eles passam a intoxicar a corrente sanguínea, que por sua vez é levada ao cérebro provocando convulsões. Diante de problemas tão graves causados por uma simples constipação, você deve ficar atento(a) aos menores sintomas. Providenciar uma alimentação equilibrada, com fibras e bastante água limpa e fresca é uma atitude muito importante.

 No grupo dos problemas causados pela alimentação indevida está a diarreia. O tipo mais comum é causado pelo excesso de petiscos, ração ou alfafa mofada. Por isso, qualquer mudança na consistência das fezes deve ser observada com atenção. Em casos mais graves (fezes líquidas), o Veterinário deve ser acionado imediatamente. Muito semelhante à diarreia, as infecções intestinais fazem parte do item mais comum ao roedor. A doença caracteriza-se por fezes amolecidas acompanhadas de um tipo de muco ou uma substância gelatinosa com pequenas bolhas de ar. O sintoma mais comum é a perda do apetite e equilíbrio. Causadas por várias formas de bactérias, as infecções só podem ser curadas com uso de medicamentos prescritos por um Veterinário.

 Também no quesito saúde é importante fornecer produtos e brinquedos para que elas possam desgastar os dentes, pois como todo roedor, os dentes crescem constantemente, entre 4 a 6 cm ao ano e por toda a vida.  O crescimento exagerado dos dentes é prejudicial e causa muita dor, levando a perda do apetite e até a morte por inanição, pois ela não consegue comer ou perde a fome. Portanto, se os dentes da sua Chinchila cresceram muito e não foram gastos, leve-a imediatamente ao Veterinário Especialista para que ele possa lixar os dentes do animal, ajudando-o a voltar a comer e ter uma vida normal.

ALOJAMENTO

 Uma gaiola ideal para uma Chinchila deve ter, no mínimo, dois andares para que ela possa se movimentar com facilidade. Uma toca para que ela possa se esconder e se proteger de barulhos também é indicada. Outros itens fundamentais são o bebedouro e o comedouro, além do porta-alfafa, geralmente colocado no lado de fora da gaiola.

tempo-de-gestação
40
85
96
112
80
92
VETS
119

 MUNDO ANIMAL

RAÇAS DE CACHORROS

Slide2
Slide3
Slide4
Slide5
Slide6
Slide7
Slide8
Slide9
BERNESE MOUNTAIN DOG
BICHON FRISÉ
BLOODHOUND
BORDER COLLIE
BORZOI
BOSTON TERRIER
BOXER
BULDOGUE FRANCÊS
BULDOGUE INGLÊS

RAÇAS DE GATOS

Slide2
Slide3
Slide4
Slide5
Slide6
Slide7
Slide8
Slide9
Slide9
Slide11
Slide12
Slide13
Slide14
Slide15
Slide16
Slide17
Slide18
Slide19
Slide20
Slide21